Com autorização do meu amigo Thiago Caminada do Blog Diário Hermes estou postando aqui no Visão Extra as entrevistas que ele realizou com os candidatos a prefeito de Itajaí. Boa leitura !
O candidato Jandir Bellini compareceu hoje no programa Viva Voz da Rádio Educativa Univali. Ao final da entrevista, acompanhado de dois assessores, Jandir aceitou responder minhas perguntas. Ao final, desejou-me sucesso. Amanhã será a vez de Volnei Morastoni.
Faltando cinco dias para as eleições, depois de toda sua caminhada, como avalia a sua campanha?
Entendo que dentro da normalidade. Nós só lamentamos, pois gostaríamos que a campanha através da mídia, pelo rádio e pela televisão, fosse baseada em propostas. Embora temos o candidato Silvino que é a novidade nesse pleito, mas os dois candidatos - a atual administração e a minha - são pessoas que já administraram a nossa cidade, poríamos citar nosso trabalhar para planejarmos o nosso futuro. Infelizmente nós entramos numa área que eu tenho certeza que a comunidade de Itajaí não tem interesse, que são as acusações de um lado e de outro. Somente isso que eu acho que saiu da normalidade dentro dos processos políticos em Itajaí.
Quais as suas propostas para a juventude itajaiense?
Consta no nosso compromisso que é o Itajaí que o Povo Quer, nosso programa de governo, nós vamos criar um departamento dentro da administração que será ocupado por jovens, que vai estar em contato com a juventude e vão elaborar programas que possam atender a juventude. Por exemplo, proporcionar uma política que possa dar ao estudante, ao universitário, condições de realizar o seu estágio, tanto na iniciativa privada, como no serviço público. Proporciona a ele adquirir conhecimentos, quando ele for em busca do seu primeiro emprego, ele já tem a experiência que hoje as empresas mais exigem. Tenho certeza que programas como esse, vão proporcionar ao jovem que fez seu estágio dentro da empresa, já fica ali com seu emprego assegurado. E outros programas lógico, na área do esporte, do lazer. O jovem sabe o que ele quer, então não somos nós que vamos dizer aquilo que devemos fazer para os jovens. Por isso a criação do departamento. Vamos ouvir os jovens, saber quais os jovens que deverão ocupar esse espaço, para que ele possa congregar as idéias e desenvolver programas voltados à juventude, que é o nosso futuro. É importante dizer que vocês jovens, precisam participar da atividade política, vocês é que vão governar o nosso município, o nosso estado, o nosso país no futuro. A participação do jovem na vida pública é muito importante, não tenho menor dúvida.
Tenho conversado com as pessoas na cidade, e elas manifestam uma grande dúvida. O senhor pretende dar continuidade aos projetos implantados pela atual administração?
Programas como o Itajaí Ativo, Artes nos Bairros, a Escola de Balé, a taxa de isenção da coleta de lixo.Quem mora em Itajaí há mais de 10 anos sabe muito bem dos nossos oito anos de governo foram realizados. Sem perseguição, sem abandonar projetos que sejam de interesse da comunidade. Até porque cada projeto desse tem dinheiro público e o dinheiro público deve ser administrado com muita responsabilidade. Então, esse terrorismo que estão fazendo que estão fazendo em cima, principalmente dos funcionários públicos, que nós vamos acabar com o Cartão Cidadão, com a terceirização das empresas que prestam serviço na merenda escolar, também na parte da limpeza das escolas, que nós vamos acabar com a escola de balé, que nós vamos acabar com o programa Arte nos Bairros, que vamos acabar com a coleta seletiva do lixo. Meu Deus, uma coisa tão importante! Esse programa veio de encontro com aquilo que nós mais queremos, que é preservar o nosso meio ambiente. Vamos incentivar ainda mais! Então, não considere uma colocação sequer dessa natureza. Tudo que é bom para a sociedade, para a comunidade de Itajaí nós vamos continuar e, talvez, fazer ainda melhor.