segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Entrevistas

Com autorização do meu amigo Thiago Caminada do Blog Diário Hermes estou postando aqui no Visão Extra as entrevistas que ele realizou com os candidatos a prefeito de Itajaí. Boa leitura !
Diário de Hermes entrevistou, com exclusividade, o candidato para a prefeitura de Itajaí, Silvino Neto, do PSOL.
Estive nos estúdios da Rádio Educativa Univali FM - 94,9 - no Programa Viva Voz, do professor Carlos Praxedes, para conferir de perto a entrevista de Silvino. Na saída, o candidato me concedeu a entrevista. Após a entrevista, parabenizei o candidato pela participação no debate da Record e descemos as escadas conversando. Ele me perguntou qual era o meu blog, ao responder ele me surpreendeu dizendo que já tinha lido, por indicação do Magru no seu blog. Por fim, Silvino mostrou todo seu conhecimento mitológico e comentou de Hermes, o deus mensageiro.
O desejo é de entrevistar os três candidatos, caso eles permitam que eu lhes pergunte. As duas primeiras perguntas serão iguais para todos os candidatos. Já a última questão é individual. Essa questão diferenciada foi preparada para cada candidato, para que você conheça melhor as suas idéias. Mas será que todos eles vão ouvir esse mísero estudante de jornalismo?
Diário de Hermes - Faltando menos de uma semana para as eleições, como o senhor avalia a campanha eleitoral em Itajaí, especialmente sua?
Silvino Neto - Bom, eu vejo com muito bons olhos. O poder econômico menos influente nas eleições e acho que no futuro ele seja menos influente do que é hoje. Eu acho que eleição não é gincana, eleição tem que ser discutida com proposta para a cidade. Eu acho que a eleição tem sido muito interessante, eu estou muito feliz. Nossa campanha não é uma campanha com muitos recursos, então isso dificulta, porque o cidadão no dia a dia, fora os programas do horário eleitoral gratuito, e debates, e entrevistas, ele não tem muita oportunidade de ver nosso material na rua. Isso de certa forma prejudica um pouco. Mas por outro lado, isso é algo que nós já prevíamos, que teríamos essas dificuldades. Então não tem sido um problema, não é algo que me aborrece. Estou contente, é um momento importante para Itajaí.
DH - Os blogs na internet têm como principal publico os jovens. Quais as suas propostas para a juventude em Itajaí?
SN - Uma grande política de capacitação dos jovens. Capacitar os jovens para o mercado de trabalho, porque a população de Itajaí é em grande parte uma população de jovens, são 60 mil abaixo dos 18 anos, quase 30 mil entre 18 e 24 anos, quase a metade da população tem menos de 24 anos. Então é uma questão de sobrevivência ter políticas públicas para esse setor. Fazer, um grande trabalho de inserção, não somente entregar um certificado educacional, mas realmente inserir esse jovem para que ele comece a trabalhar. Não basta capacitar é preciso garantir o primeiro emprego.
DH - Mesmo com as dificuldades já mencionadas da sua campanha, o senhor acredita que conseguiu alcançar seus objetivos, mesmo estando longe da vitória?
SN - A campanha ainda não terminou, não dá para fazer um balanço final, ainda temos essa semana. Até agora eu tenho estado muito feliz, apesar de todas as dificuldades que eu já mencionei. As pessoas têm me recebido com muito carinho nas ruas, isso é o mais importante. Houve apenas uma ocasião [que não foi bem recebido], mas o resto, são todas manifestações de carinho, apreço. Ás vezes, até, manifestações otimistas, mais otimistas que eu. Talvez não para essa eleição, mas para eleições futuras, mas isso não sou eu que vou dizer, é tempo que irá dizer. Eu não gosto de criar expectativas, eu gosto de fazer um bom trabalho. Estou muito orgulhoso, porque eu fiz um bom trabalho, deu tudo certo. Mesmo com os problemas de horário, falta de recursos. Então só pelo fato de ter dado tudo certo, de ter feito uma trabalho bacana, bonito, isso já me deixa muito feliz, muito contente. Vamos esperar, esperar essa última semana.

Nenhum comentário: