terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Entrevistas

Com autorização do meu amigo Thiago Caminada do Blog Diário Hermes estou postando aqui no Visão Extra as entrevistas que ele realizou com os candidatos a prefeito de Itajaí. Boa leitura !



O candidato Jandir Bellini compareceu hoje no programa Viva Voz da Rádio Educativa Univali. Ao final da entrevista, acompanhado de dois assessores, Jandir aceitou responder minhas perguntas. Ao final, desejou-me sucesso. Amanhã será a vez de Volnei Morastoni.
Faltando cinco dias para as eleições, depois de toda sua caminhada, como avalia a sua campanha?

Entendo que dentro da normalidade. Nós só lamentamos, pois gostaríamos que a campanha através da mídia, pelo rádio e pela televisão, fosse baseada em propostas. Embora temos o candidato Silvino que é a novidade nesse pleito, mas os dois candidatos - a atual administração e a minha - são pessoas que já administraram a nossa cidade, poríamos citar nosso trabalhar para planejarmos o nosso futuro. Infelizmente nós entramos numa área que eu tenho certeza que a comunidade de Itajaí não tem interesse, que são as acusações de um lado e de outro. Somente isso que eu acho que saiu da normalidade dentro dos processos políticos em Itajaí.


Quais as suas propostas para a juventude itajaiense?

Consta no nosso compromisso que é o Itajaí que o Povo Quer, nosso programa de governo, nós vamos criar um departamento dentro da administração que será ocupado por jovens, que vai estar em contato com a juventude e vão elaborar programas que possam atender a juventude. Por exemplo, proporcionar uma política que possa dar ao estudante, ao universitário, condições de realizar o seu estágio, tanto na iniciativa privada, como no serviço público. Proporciona a ele adquirir conhecimentos, quando ele for em busca do seu primeiro emprego, ele já tem a experiência que hoje as empresas mais exigem. Tenho certeza que programas como esse, vão proporcionar ao jovem que fez seu estágio dentro da empresa, já fica ali com seu emprego assegurado. E outros programas lógico, na área do esporte, do lazer. O jovem sabe o que ele quer, então não somos nós que vamos dizer aquilo que devemos fazer para os jovens. Por isso a criação do departamento. Vamos ouvir os jovens, saber quais os jovens que deverão ocupar esse espaço, para que ele possa congregar as idéias e desenvolver programas voltados à juventude, que é o nosso futuro. É importante dizer que vocês jovens, precisam participar da atividade política, vocês é que vão governar o nosso município, o nosso estado, o nosso país no futuro. A participação do jovem na vida pública é muito importante, não tenho menor dúvida.


Tenho conversado com as pessoas na cidade, e elas manifestam uma grande dúvida. O senhor pretende dar continuidade aos projetos implantados pela atual administração?

Programas como o Itajaí Ativo, Artes nos Bairros, a Escola de Balé, a taxa de isenção da coleta de lixo.Quem mora em Itajaí há mais de 10 anos sabe muito bem dos nossos oito anos de governo foram realizados. Sem perseguição, sem abandonar projetos que sejam de interesse da comunidade. Até porque cada projeto desse tem dinheiro público e o dinheiro público deve ser administrado com muita responsabilidade. Então, esse terrorismo que estão fazendo que estão fazendo em cima, principalmente dos funcionários públicos, que nós vamos acabar com o Cartão Cidadão, com a terceirização das empresas que prestam serviço na merenda escolar, também na parte da limpeza das escolas, que nós vamos acabar com a escola de balé, que nós vamos acabar com o programa Arte nos Bairros, que vamos acabar com a coleta seletiva do lixo. Meu Deus, uma coisa tão importante! Esse programa veio de encontro com aquilo que nós mais queremos, que é preservar o nosso meio ambiente. Vamos incentivar ainda mais! Então, não considere uma colocação sequer dessa natureza. Tudo que é bom para a sociedade, para a comunidade de Itajaí nós vamos continuar e, talvez, fazer ainda melhor.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Entrevistas

Com autorização do meu amigo Thiago Caminada do Blog Diário Hermes estou postando aqui no Visão Extra as entrevistas que ele realizou com os candidatos a prefeito de Itajaí. Boa leitura !
Diário de Hermes entrevistou, com exclusividade, o candidato para a prefeitura de Itajaí, Silvino Neto, do PSOL.
Estive nos estúdios da Rádio Educativa Univali FM - 94,9 - no Programa Viva Voz, do professor Carlos Praxedes, para conferir de perto a entrevista de Silvino. Na saída, o candidato me concedeu a entrevista. Após a entrevista, parabenizei o candidato pela participação no debate da Record e descemos as escadas conversando. Ele me perguntou qual era o meu blog, ao responder ele me surpreendeu dizendo que já tinha lido, por indicação do Magru no seu blog. Por fim, Silvino mostrou todo seu conhecimento mitológico e comentou de Hermes, o deus mensageiro.
O desejo é de entrevistar os três candidatos, caso eles permitam que eu lhes pergunte. As duas primeiras perguntas serão iguais para todos os candidatos. Já a última questão é individual. Essa questão diferenciada foi preparada para cada candidato, para que você conheça melhor as suas idéias. Mas será que todos eles vão ouvir esse mísero estudante de jornalismo?
Diário de Hermes - Faltando menos de uma semana para as eleições, como o senhor avalia a campanha eleitoral em Itajaí, especialmente sua?
Silvino Neto - Bom, eu vejo com muito bons olhos. O poder econômico menos influente nas eleições e acho que no futuro ele seja menos influente do que é hoje. Eu acho que eleição não é gincana, eleição tem que ser discutida com proposta para a cidade. Eu acho que a eleição tem sido muito interessante, eu estou muito feliz. Nossa campanha não é uma campanha com muitos recursos, então isso dificulta, porque o cidadão no dia a dia, fora os programas do horário eleitoral gratuito, e debates, e entrevistas, ele não tem muita oportunidade de ver nosso material na rua. Isso de certa forma prejudica um pouco. Mas por outro lado, isso é algo que nós já prevíamos, que teríamos essas dificuldades. Então não tem sido um problema, não é algo que me aborrece. Estou contente, é um momento importante para Itajaí.
DH - Os blogs na internet têm como principal publico os jovens. Quais as suas propostas para a juventude em Itajaí?
SN - Uma grande política de capacitação dos jovens. Capacitar os jovens para o mercado de trabalho, porque a população de Itajaí é em grande parte uma população de jovens, são 60 mil abaixo dos 18 anos, quase 30 mil entre 18 e 24 anos, quase a metade da população tem menos de 24 anos. Então é uma questão de sobrevivência ter políticas públicas para esse setor. Fazer, um grande trabalho de inserção, não somente entregar um certificado educacional, mas realmente inserir esse jovem para que ele comece a trabalhar. Não basta capacitar é preciso garantir o primeiro emprego.
DH - Mesmo com as dificuldades já mencionadas da sua campanha, o senhor acredita que conseguiu alcançar seus objetivos, mesmo estando longe da vitória?
SN - A campanha ainda não terminou, não dá para fazer um balanço final, ainda temos essa semana. Até agora eu tenho estado muito feliz, apesar de todas as dificuldades que eu já mencionei. As pessoas têm me recebido com muito carinho nas ruas, isso é o mais importante. Houve apenas uma ocasião [que não foi bem recebido], mas o resto, são todas manifestações de carinho, apreço. Ás vezes, até, manifestações otimistas, mais otimistas que eu. Talvez não para essa eleição, mas para eleições futuras, mas isso não sou eu que vou dizer, é tempo que irá dizer. Eu não gosto de criar expectativas, eu gosto de fazer um bom trabalho. Estou muito orgulhoso, porque eu fiz um bom trabalho, deu tudo certo. Mesmo com os problemas de horário, falta de recursos. Então só pelo fato de ter dado tudo certo, de ter feito uma trabalho bacana, bonito, isso já me deixa muito feliz, muito contente. Vamos esperar, esperar essa última semana.

domingo, 7 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Atos e Fatos

Sem vergonha

O atual vereador e também candidato a reeleição, Eloi Camilo da Costa (PMDB), anda por ai com seu carro cheio de adesivos do 11. Afinal, o PMDB não faz parte da coligação “Pelo bem de Itajaí” do Morastoni? Agora, dá pra entender o que o velho quer?

Cadê eles

Os candidatos a prefeitura peixeira, Jandir (PP) e Silvino (PSOL), não apareceram no segundo debate realizado pela TV Barriga Verde, nesta quinta-feira. Parece que na tarde do mesmo dia o povo da TV BV já tinha a informação que o ex-prefeito não iria. De acordo com seus assessores, o homem dos frangos tinha duas ou três reuniões com seus candidatos a vereador. É com certeza nós acreditamos...

Pesquisas

Já está confirmado a divulgação da pesquisa eleitoral do Instituto Brasmarket nesta segunda-feira no Jornal do Meio Dia, da Ric Record. Outra pesquisa que está sendo realizado na cidade é pelo Ibope.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Atos e Fatos

Continuidade

Já está nas ruas o plano de governo do candidato amarelinho Jandir Bellini. Analisando rapidamente pode se disser que muitos programas criados pelo atual prefeito devem ser mantidos. O programa de governo possui muitas propostas, mas palavrinhas como: dinamizar, melhorar, aprimorar e dar continuidade, aparece constantemente no plano.

Planos de governo

Agora estamos à espera do plano de governo do prefeito Volnei Morastoni. È importante para o eleitor conhecer e comparar as propostas de governo para os próximos anos. Não poderíamos nos esquecer do plano de governo do candidato Silvino. O povo quer saber como ele irá trazer os lagartos, tartarugas e capivaras para as margens dos nossos rios

Bonito, ne !!!

O que será que fazem dois procuradores do município, o Fábio Quevedo e Jaison Espíndola, com o 11 no peito e abraçados com o Jandir durante encontro do candidato a vereador Fabrício Marinho (PPS)?