segunda-feira, 22 de junho de 2009

Pão de Açucar + Ponto Frio causam mudanças no mercado varejista


Que o mercado varejista é complexo, tudo mundo já percebeu. O passado mostra grandes redes, como a Pernambucanas, que sumiram por algum tempo e voltaram anos depois. Há também empresas que jamais ressurgiram como as famosas lojas Disapel e Arapuá.

Na semana passada, o mercado varejista foi surpreendido com o anuncio do Pão de Açúcar, que comprou a rede Ponto Frio. A aquisição elevou a posição do grupo entre os maiores conglomerados varejista do país.


O grupo passa a ser liderança no ranking do varejo nacional, com mil e cinqüenta lojas, ficando entre as dez maiores redes varejistas do mundo. Assume o quarto lugar entre os maiores empregadores do país, com setenta e nove mil funcionários, perdendo apenas para o recente Brasil Foods, o unido Itaú – Unibanco e a Telefônica. A incorporação vai gerar uma economia de seiscentos mil reais ao Pão de Açúcar, através de corte de custos duplicados entre a sua estrutura e a do Ponto Frio.

O novo líder varejista terá um faturamento de vinte cinco bilhões de reais por ano, batendo de frente com as Casas Bahia, uma das lojas mais querida entre os consumidores.

Nenhum comentário: