Enquanto o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, da capital, registra um grande aumento na demanda internacional, o esquecido Aeroporto Internacional de Navegantes registrou apenas 54 passageiros internacionais no ano passado.
Internacionalizado em 2005, o Aeroporto de Navegantes atendeu bem as temporadas de 2005 e 2006. Aproximadamente nove mil turistas internacionais, a maioria latino-americanos e em vôos fretados (charter), passaram pelo terminal Ministro Victor Konder.
Mas, ainda em 2006, um redirecionamento dos vôos da América Latina somente para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, adiou mais um sonho da região.
Desta vez, a insistência de lideranças empresariais e do setor turístico é para garantir, no Aeroporto de Navegantes, a condição de internacional além do nome. Dois anos atrás, a baixa demanda de passageiros internacionais para Navegantes determinou a desistência da TAM dos vôos charter, direcionando-os para a Capital.
Internacionalizado em 2005, o Aeroporto de Navegantes atendeu bem as temporadas de 2005 e 2006. Aproximadamente nove mil turistas internacionais, a maioria latino-americanos e em vôos fretados (charter), passaram pelo terminal Ministro Victor Konder.
Mas, ainda em 2006, um redirecionamento dos vôos da América Latina somente para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, adiou mais um sonho da região.
Desta vez, a insistência de lideranças empresariais e do setor turístico é para garantir, no Aeroporto de Navegantes, a condição de internacional além do nome. Dois anos atrás, a baixa demanda de passageiros internacionais para Navegantes determinou a desistência da TAM dos vôos charter, direcionando-os para a Capital.
Hoje, o primeiro obstáculo para a retomada destes vôos é a pista de Navegantes que, com 1,7 mil metros, já não comporta as aeronaves mais usadas pelas maiores companhias aéreas nos vôos para a América Latina. A infra-estrutura dentro do terminal também é um problema que impede o crescimento da demanda, segundo o presidente da Associação Empresarial de Navegantes (Acin) José Gonzaga dos Santos:
- O aeroporto não comporta uma linha internacional ou vôos fretados regulares porque o terminal de passageiros é pequeno, não possui conforto e o equipamento adequado de alfândega. Até vôos domésticos estão diminuindo pela falta da estrutura.
O terminal conta com seis vôos regulares por dia. Com capacidade para atender a 600 mil passageiros por ano, recebeu ano passado 419 mil, índice 10% menor que o de 2006. O superintendente, Sérgio Luiz Canez, atribui a queda em parte à crise na aviação, que afetou todo o país. Ele ressalta que o movimento tornou a crescer nos últimos meses e que os investimentos no aeroporto serão retomados ainda em maio.
A Infraero anunciou para o final de maio a abertura de uma licitação no valor de R$ 700 mil, para o projeto de reforma do terminal. As obras estão previstas para 2009. Segundo Canez, a reforma prevê ampliação das salas de embarque e desembarque, instalação de telhado com isolamento termo-acústico, escada rolante, rampas e sanitários com acessibilidade a portadores de necessidades especiais. O sistema viário em frente ao prédio também passará por mudanças para ampliar as vagas de estacionamento e o terminal terá modificações na arquitetura.
A solução dos problemas estruturais do Aeroporto de Navegantes, incluindo a construção de uma nova pista e do novo terminal de passageiros, é a principal reivindicação das lideranças empresariais e políticas do Litoral Centro-Norte.
Segundo promessa do presidente da Infraero, Sérgio Gaudezi, durante o encontro em Brasília com as associações empresariais do Vale do Itajaí, em abril, R$ 15 milhões estão garantidos para indenizar os proprietários. As terras já são consideradas de utilidade pública, por lei. Esta verba do PAC resultaria na construção do novo terminal de passageiros e de uma nova pista, com 2,6 quilômetros.
Dados: Jornal de Santa Catarina.
2 comentários:
E o pior de tudo é que querem construir um novo aeroporto em Blumenau... Aì é que Navega vai pro saco de vez!!
ê ê
eu to ruim
e tu que não escreve?
Postar um comentário