Os primeiros estudos apontam que a ponte tem de ter 50 metros de altura, com rampas de até 10% de inclinação e de comprimento serão 2km. Ela começaria na altura do Saco da Fazenda, próximo à Portobras e acabaria na altura da rua João Sacavem, em Navegantes. Dentro do município vizinho ela avançaria 650metros, depois da margem do rio, e em Itajaí, o estudo ainda não foi finalizado, mas a ponte avançaria um pouco menos.
O modelo apresentando é de uma ponte estaiada, que de acordo com o engenheiro do Deinfra é um dos modelos mais modernos e já utilizados em várias partes do mundo. “É uma ponte segura e com um visual muito bonito o que a torna um atrativo turístico”, diz Saliba.
Os engenheiros, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Flavio Mussi e o prefeito saíram para ver outros locais para a construção da ponte. Duas novas alternativas serão estudadas. Amanhã, a equipe da Secretaria de Planejamento vai se reunir com os engenheiros do Deinfra para começar um novo estudo de viabilidade. Uma das propostas é começar a ponte na rua Onze de Junho(rua da Perdigão), e a outra é começar na Joca Brandão passando bem próxima ao Centreventos.
As prefeituras de Itajaí e Navegantes farão um convênio com a AMFRI para a execução do projeto de engenharia que deverá ser executado em 12 meses e a previsão é de que a ponte seja construída em dois anos. A obra está orçada em R$130milhões.
6 comentários:
Sou contra essa ponte. Dois quilômetros é uma distância muito grande. Além do mais complicaria o trânsito nas estreitas ruas do bairro Fazenda.
Defendo o projeto que o Jandir deixou pronto: um túnel. Por ter uma profundidade menor que a altura da ponte, a distância seria muito menor. Menos de 1 km. Isso tornaria o túnel mais barato e facilitaria a travessia de pedestres e ciclistas.
Além do mais acredito que Itajaí deve preservar a sua paisagem natural no Saco da Fazenda. Uma ponte de mais de 50 metros ali, assim como prédios na Brava, só tornariam nossa cidade cada vez mais parecida com Balneário Camboriú. Nosso turismo deve ser diferenciado.
pois é meu amigo Rodrigo o túnel sem duvidas seria a opção mais viável e barata. Vamos esperar e ver no que vai dar.
obrigado pelo comentario
Por outro lado, uma ponte pode complementar a paisagem urbana da cidade e se tornar um ótimo ponto turístico, assim como a ponte Hercílio Luz em Florianópolis que mesmo após estar desativada, continua sendo o cartão postal da capital e também a ponte Golden Gate na baía de San Francisco nos Estados Unidos, ícone mundial da engenharia do séc. XX.
Acredito que a preservação do meio ambiente seria mais efetiva em outras frentes, como por exemplo a manutenção e revitalização das margens de todo o Rio Itajaí-açu, já bem devastada.
estamos no brasil aqui o que vale mais e o tamanho e o custo pois ai sobra mais para a corrupção dos políticos e como a ponte de Brasilia ficou linda mais ja começou a da problema na estrutura da mesma pois o governador Roriz alterou o projeto pois sobrou mais no bolso dos politicos e do dele logico.mais quem sabe um dia eles cansam de rouba e quem sabe um milagre aparece e no Brasil tera leis contra a corrupção.
Ponte mais cara que Tunel? Tunel submarino? numa cidade com histórico de enchentes? Tunel embaixo de um porto de grande porte?
vcs são doidos?
Estou com 46 anos e escuto que vai ser feito uma ponte um túnel todos estes anos.Você querem saber de um coisa, isso jamais ira acontecer. Pois que manda nos políticos são os empresários. Vivemos em um Pais tupiniquim e desde Cabral todos mamão na mesma teta. Vai dizer que não da para fazer. Se nem uma estrada que liga a BR 101 ao porto de Itajaí eles não conseguem terminar acredite por falta de dinheiro. Acredite se quizer. Adilson
Postar um comentário